PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA


O Plano Diretor Municipal:


Deve ser elaborado por todos os municípios.
É um documento administrativo que pretende resolver todos os problemas locais.
Deve integrar-se ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias (LDO) e ao orçamento anual (LOA).
Não necessita de aprovação por lei municipal, uma vez que faz parte das políticas de desenvolvimento e expansão urbana
A participação da população é opcional e pode acontecer de maneiras distintas.

Em se tratando de projeto em Engenharia Sanitária, as estimativas de vazão e população são importantes e problemáticas devido à necessidade de tratamento matemático dos dados que, muitas vezes, são aleatórios.

Alguns métodos de estimativa de população foram estudados com o objetivo de amenizar erros e evitar obras complementares. O método em que presume-se que a cidade está desenvolvendo em uma seqüência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual ao produto do termo anterior por uma constante, chamada razão, é:


O método da curva logística
A comparação gráfica entre cidades similares
A progressão multiplicativa
A progressão geométrica
A progressão aritmética

No tocante ao subsistema de abastecimento de água, assinale a opção correta.


Recalque é a técnica que compreende o conjunto de edifícios, máquinas e demais aparelhos necessários para a elevação de água de um ponto para o outro. Os sistemas de recalque são muito utilizados atualmente, seja para captar água de mananciais ou para reforçar a capacidade das adutoras.
Reservação é uma parte do sistema dispendiosa e deverá compreender processos imprescindíveis à obtenção da qualidade desejada, a custos mínimos.
O processo de adução consiste em um conjunto de estruturas e dispositivos construídos junto a um manancial. Os mananciais utilizados para o abastecimento podem ser as águas superficiais ou subterrâneas.
O processo de captação é constituído pelo conjunto de peças especiais e obras de arte destinado a ligar as fontes de água bruta às estações de tratamento, e estes aos reservatórios de distribuição.
Tratamento é a parte do sistema que tem como principais finalidades melhorar as condições de pressão da água na rede de distribuição e fornecer água em casos de interrupção da adução.

A infiltração de água de chuva no solo é extremamente importante no controle da drenagem urbana. O processo de urbanização contribui com a impermeabilização do solo e, por consequência, com a redução da capacidade de infiltração de água pluvial. 


Parques, campos de esportes e reservas florestais urbanas possuem taxa de infiltração entre 20 e 50%.
A maioria das cidades usa pavimentos veiculares parcialmente permeáveis para promover uma maior absorção das águas da chuva.
Áreas urbanas centrais com pátios, ruas e calçadas possuem taxa de infiltração entre 10 e 30%.
Pavimentos permeáveis são amplamente utilizados no Brasil, já sendo obrigatórios por diversas prefeituras de cidades que sofrem com enchentes.
Pavimentação de pátios com pavimentos permeáveis reduzem as enchentes periódicas e altas temperaturas e embelezam a zona urbana.

      Marque a afirmativa correta quanto a alguns dos pontos fixados na Lei nº 9.785/1999 – que trata das  inovações no parcelamento do solo urbano:


O parcelamento do solo para fins urbanos é permitido em áreas agrícolas fora dos limites urbanos.
A urbanização de assentos irregulares significa a total remoção de  todos os moradores de locais como favelas e a construção de infraestrutura e moradias em uma nova área periférica.
A urbanização de assentos irregulares implica no planejamento e aprovação do governo federal para executá-la.
O parcelamento do solo para fins urbanos é permitido em áreas de preservação permanente, desde que se encontrem nos limites urbanos.
Um ponto de inovação no parcelamento do solo urbano é a recuperação de centros deteriorados e urbanização de assentos irregulares.

    Quanto à tecidos urbanos e malha urbana,  podemos considerar que :


Os traçados de ruas curvilíneas tem um trânsito menos fluido para o tráfego de veículos. Em compensação, os lotes ficam melhor posicionados. Neste tipo de via a habitação tem prioridade.
O perfil longitudinal de uma via  deve procurar acompanhar, dentro do possível, os contornos dos corpos d’água.
O tecido urbano é configurado exclusivamente pelo contorno das áreas livres, ou seja, parques, praças e áreas verdes.
O  traçado não-ortogonal , com  lotes irregulares terão importantes ganhos  de área útil.
Ruas com forte declividade não stão sujeitas à erosão.

Quando se trata do abastecimento de água, não podemos desconsiderar as águas servidas ou seja a eliminação dos líquidos residuais.

Quais as afirmativas corretas?

I) Há indícios de que egípcios, babilônios , assírios e fenícios tinham redes de esgoto; mas a primeira rede claramente organizada surge no século XIX, na cidade de Londres.

II) Há indícios de que egípcios, babilônios , assírios e fenícios tinham redes de esgoto; mas a primeira rede claramente organizada surge na Roma Antiga, que era formada por uma série de ramais e uma coletora mestre.

III) As galerias de esgotos de Paris são famosas pelo seu desenho e suas dimensões, surgiram em meados do século XIX, quando do plano de reurbanização da cidade.

 


Corretas as afirmativas I, II e III.
Somente a afirmativa III é correta.
Corretas as afirmativas  I e III.
Corretas as afirmativas I e II.
Corretas as afirmativas II e III.

No tocante ao subsistema de esgoto sanitário, assinale a opção correta.


Estações elevatórias são os elementos que têm, por finalidade, estabelecer a comunicação entre a instalação predial de esgotos de um edifício e os sistema público correspondente.


Estações de tratamento são instalações destinadas a eliminar os elementos poluidores, permitindo que as águas residuárias sejam lançadas nos corpos receptores finais em condições adequadas.


Tanques flexíveis destinam-se à concordância inspeção, limpeza e desobstrução dos trechos dos coletores.


Ligações prediais são indispensáveis em cidades ou áreas com pequenas declividade e onde for necessário bombear os esgotos até locais mais distantes.


Poços de visita servem para a lavagem dos coletores em trechos de pequena declividade e onde haja a possibilidade de depósitos e riscos de obstruções.

O tratamento das águas residuárias exige para cada tipo de esgoto (doméstico, industrial) um processo específico, devendo ser realizado na medida das necessidades e de maneira a assegurar um grau de depuração compatível com a capacidade auto-depurativa do corpo d’água receptor.

Sobre as diversas fases ou graus de tratamento de água residuária convencional, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

 

      I.         O tratamento prévio ou preliminar destina-se apenas à remoção de sólidos grosseiros, detritos, minerais, materiais flutuantes, óleos e graxas;

    II.         O tratamento primário destina-se à remoção de impurezas sedimentáveis de grande parte dos sólidos em suspensão e à redução de cerca de 30 a 40% da demanda bioquímica de oxigênio.

  III.         O tratamento secundário destina-se a situações especiais. É adotado em casos em que é necessária a remoção de nutrientes dos efluentes finais para evitar a proliferação de algas no corpo receptor.

   IV.         O tratamento terciário visa obter um maior grau de qualidade nos efluentes.


III e IV são corretas.


I e II são corretas.


I e IV são corretas.


Todas são corretas.


II, III e IV são corretas.

Sobre as bocas de lobo, assinale a alternativa correta:


São localizadas distantes dos cruzamentos das vias a jusante da faixa de pedestres, ou em pontos intermediários quando a capacidade do conjunto meio-fio-sarjeta fica esgotado.


O sistema de captação vertical deve localizar-se em depressão e é recomendado que o rebaixamento não exceda 15cm para não prejudicar veículos e pedestres na via pública.


Existem apenas 2 tipos de boca de lobo: sistema de captação lateral e sistema de captação vertical.


São caixas de captação das águas colocadas ao longo das sarjetas com a finalidade de captar as águas pluviais em escoamento superficial e conduzi-las ao interior das galerias.


O sistema de captação lateral pode ser construído em grades de ferro ou em concreto armado. Pode estar em cota inferior à sarjeta ou não.

Páginas: 12345678910
1112